1.1 Funcinamento CHAP
O Challenge Handshake Authentication Protocol (CHAP) é um protocolo de autenticação de desafio de resposta documentado na RFC 1994. Ele usa o protocolo de criptografia MD5 de um só sentido para responder a um desafio de resposta hash emitido pelo servidor de acesso remoto.
O protocolo CHAP é uma melhoria em cima dos protocolos PAP e SPAP pois a senha nunca é enviada em cima da primeira mensagem, e sim usada para criar uma string hash de desafio em um só sentido. O servidor sabe a senha do cliente e duplica a operação para comparar o resultado das respostas do cliente.
O CHAP é um protocolo de troca de mensagens que usa três mensagens:
· Servidor de acesso remoto envia uma mensagem de desafio CHAP que contém uma chave de sessão e um string hash de desafio arbitrário;
· Cliente de acesso remoto devolve uma mensagem de resposta CHAP que contém o nome de usuário em texto simples, uma string hash de desafio, a chave de sessão e a senha do cliente usando o algoritmo Message Digest 5 (MD5) de um só sentido;
· Servidor de acesso remoto duplica a string hash e compara com a string hash da resposta CHAP. Se as strings hashes são as mesmas, o servidor manda de volta uma mensagem de sucesso CHAP. Se as strings hashes são diferentes, uma mensagem de fracasso CHAP é enviada.
1.1.1 Configuração do PPPoE com Autenticação CHAP no PE
A configuração do PE é feita seguindo o padrão de configuração. Habilita-se o VPDN com “vpdn enable”, cria-se um grupo de configuração de VPDN onde é adicionado o comando que permite receber conexão “accept-dialin”, o protocolo PPPoE e o template virtual. Uma interface “virtual-template ” é criada onde é configurado o endereço IP.
As configurações de CHAP é na criação de um usuário no modo global “username password ” e o comando de uso do CHAP na interface “virtual-template” igual como é usado no PAP.
1.1.2 Configuração do PPPoE com Autenticação CHAP no Cliente
No cliente PPPoE configura-se uma conexão padrão criando a interface “Dialer ” com as configurações de endereçamento IP, encapsulamento PPP e o dialer pool. Dentro desta interface “Dialer ” adiciona-se o comando de envio de usuário e o comando de envio de senha com o uso do PPP CHAP. O pool e o PPPoE group é então configurado na interface FastEthernet que faz conexão com o roteador do servidor.
2 Cenário
2.1 Objetivo
Configurar o links PPPoE entre um roteador central PE e o roteador remoto CE usando autenticação PAP.
Um roteadore de cliente (CE) é conectado via Ethernet ao roteador do provedor de serviço (PE).
Pedem-se as configurações:
· Deve-se usar VPDN;
· O CE se conecta ao PE usando PPPoE;
· A rede usada é a 10.10.10.0/24, sendo 10.10.10.1 o IP do PE;
· Deve existir conectividade entre os dois CEs;
· Os endereços IPs são fixos;
· Deve-se usar autenticação CHAP: username: R1 e password CISCO.
2.2 Topologia
2.3 IOS utilizados
· PE – c3725-adventerprisek9-mz.123-4.t4.bin
· CE – c3725-adventerprisek9-mz.123-4.t4.bin
2.4 Descrição do Cenário
Um roteador configurado como cliente (CE) é conectado via Ethernet ao roteador do provedor de serviço PPPoE (PE). Na conexão é configurado um usuário e senha para estabelecimento do link PPPoE.
Neste cenário é avaliado o uso do protocolo PAP para autenticação de usuário no PPPoE.
Sugerem-se as seguintes atividades:
· Teste de conectividade (PING) entre todos os roteadores;
· Alteração de senha.
2.5 Comandos Importantes de Verificação
CE#show pppoe session
1 client session
Uniq ID PPPoE RemMAC Port VT VA State
SID LocMAC VA-st
N/A 566 3333.0000.0000 Fa0/0 Di1 Vi2 N/A
1111.0000.0000 UP
3 Configuração
3.1 PE – Lado do Provedor
! username R1 password 0 CISCO ! vpdn enable ! vpdn-group PPPoE accept-dialin protocol pppoe virtual-template 100 ! interface FastEthernet0/0 pppoe enable ! interface Virtual-Template100 ip address 10.10.10.2 255.255.255.0 ppp authentication chap ! |
3.2 CE – Lado do Cliente
! interface FastEthernet0/0 pppoe enable group global pppoe-client dial-pool-number 1 ! interface Dialer1 ip address 10.10.10.1 255.255.255.0 encapsulation ppp dialer pool 1 ppp chap hostname R1 ppp chap password 0 CISCO ! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário